As regras da Campanha!

"Os últimos dias de Tamitzaa"!

As regras da Campanha!

Postby Gereth » 02 Dec 2010, 18:58

Campanha Nacional Warhammer 40K – “Os últimos dias de Tamitzaa”.

Olá e seja bem vindo participante aos últimos dias do Sistema Tamitzaa. Como você já deve saber Tamit, a estrela do sistema Tamitzaa está morrendo e você como jogador/ participante está sendo convidado para participar dos últimos dias deste sistema estelar ajudando a decidir seu futuro seja atacando os planetas imperiais neste momento de confusão ou defendendo seus planetas e população da iminente obliteração.

Parece legal não? E é! Para participar da campanha nacional você só precisa fazer uma coisa: Jogar Warhammer 40K já que são os resultados de suas partidas que definirão diretamente o destino de Tamitza!

“Mas como?” Você pode estar se perguntando. Calma que nós já explicamos isso!

ORDEM VS. DESORDEM

Conseguimos convencer você a participar? Ótimo, tendo se decidido a participar na campanha é necessário que você se filie a uma de duas forças atuantes na Campanha: “ORDEM” e “DESORDEM”.
Em nossa campanha as forças da “ORDEM”, e os jogadores à ela associados, estão envolvidas em defender os planetas e instalações imperiais do sistema Tamitzaa assim como resgatar o maior número possível de seus habitantes do colapso iminente de Tamit (o Sol desse sistema).
Por outro lado as forças da “DESORDEM”, e os jogadores à ela associados, estão empenhadas em atacar as forças imperiais e os planetas do sistema Tamitzaa aproveitando-se deste momento de fraqueza para desfechar um golpe final contra o império podendo assim saquear as riquezas do sistema antes de seu colapso inevitável.

É importante frisar que sua filiação a uma ou outra força atuante na campanha INDEPENDE do army que você possui. Os motivos pelo qual você e seus soldados engajaram-se na defesa ou no ataque do sistema Tamitzaa só dependem de você e de sua criatividade basntando que você apresente o background do seu army explicando o porque dele estar se filiando à “ORDEM” ou a “DESORDEM” para a campanha.

Para clarificar essa questão vamos citar alguns exemplos:

1) O jogador “Bigode” quer participar da campanha usando seus ELDAR. Embora os ELDAR sejam um exército tradicionalmente contado entre os “bonzinhos” no universo ficcional do 40K o jogador “Bigode” não tem necessariamente que filiar-se à ORDEM. Para justificar seu ingresso nas forças da “DESORDEM” ele apresenta um fluff onde ele explica que o Farseer de seu Craftworld, o iminente “Tá-Loh-Kha” previu o colapso de Tamit afirmando que se os Imperiais não forem combatidos eles poderão evitar o colapso da estrela, o que para os Eldar seria uma interferência inaceitável no destino do universo. Essa justificativa não só permite que “Bigode” participe na campanha no lado da “DESORDEM” como também permite que ele enfrente em um embate fratricida os eldar de seu aprceiro habitual, “Barbicha”, que se inscreveu na campanha pelo lado da “ORDEM” afirmando que seu próprio Farseer, o sábio “Tá-Mah-Luh-Kha”, previu que se a estrela entrar em colapso um grande segredo enterrado em um dos mundos do sistema estaria perdido para sempre.


2) Do mesmo modo um jogador da GUARDA IMPERIAL, outro exército que potencialmente estaria aliado às forças da “ORDEM” pode se afiliar justificar sua militância pelas forças da “DESORDEM” ao apresentar um fluff onde o capitão de suas forças, o General R. Belde se insurgiu contra o tirânico governador do planeta Marmória, decidindo que a morte do governador infiel e a obliteração de todo o sistema, que ele pensa estar corrompido pelos deuses do Chaos, servem melhor aos desígnios do imperador.


3) Um jogador que tenha um exército de CHAOS DAEMONS, army este que muitos indubitavelmente esperam ver filiado às forças da “DESORDEM”, pode unir-se a “ORDEM” defendendo o sistema no intuito de ganhar tempo para que os humanos encontrem uma solução para a destruição da estrela, salvaguardando assim todo um culto secreto que objetiva rasgar a barreira entre o mundo real e a warp e que seria destruído se a estrela acabasse com o sistema.


Assim cremos estar claro que a escolha de qual força ajudar cabe única e tão somente ao jogador/participante e cinge-se unicamente aos limites de sua criatividade. Entendemos que alguns exércitos estariam melhor localizados entre as forças da “DESORDEM” e outros entre as forças da “ORDEM”, porém cabe ressaltar que por “ORDEM” não queremos dizer “BONZINHOS” nem com “DESORDEM” queremos dizer “MALVADOS”.

Como já dissemos a “ORDEM” está empenhada em defender Tamitzaa e sua população, e a “DESORDEM” em atacar, pilhar, destruir, escravizar ou meramente garantir que o sistema desapareça. Os motivos pelos quais o seu exército fará uma coisa ou outra são criados por você assim como a decisão final sobre por qual lado lutar cabe somente a uma única pessoa: VOCÊ!

Importante ainda mencionar aqui que, nos casos onde o jogador tenha apenas um ou dois oponentes habituais, seja pela distância em que more das grandes concentrações de jogadores, seja pela resistência em jogar com este ou aquele jogador, seria importante combinar de antemão em qual lado, “ORDEM” ou “DESORDEM” cada jogador vai se inscrever. Isso porque jogos de “ORDEM” VS. “ORDEM” ou “DESORDEM” VS. “DESORDEM” não serão computados para a campanha.

Assim, tendo decidido por qual lado lutar e tendo apresentado uma justificativa para isso na forma do background do seu exército só falta uma coisa: Jogar.


AS RODADAS DA CAMPANHA


Para fins logísticos a campanha será dividida em RODADAS. Cada rodada terá a duração aproximada de um mês. Teremos assim, a principio, 12 rodadas em nossa campanha, uma para cada um dos meses de 2011.

O inicio e término de cada rodada será apontado pelo narrador da campanha no tópico apropriado intitulado “O QUE ESTÁ ACONTECENDO”.

Importante frisar que o número de rodadas poderá ser estendido ou diminuído dependendo dos eventos narrativos e do interesse dos jogadores.

FRENTES DE BATALHA.

O sistema Tamitzaa é formado pela estrela principal, Tamit, e os oito planetas que a circundam.

A cada rodada o narrador irá selecionar quais planetas estão sobre ataque e, ou, sendo evacuados. Em suma em quais planetas estão acontecendo combates. Esses planetas serão as FRENTES DE BATALHA da rodada.

Cada planeta estará representado por um tópico na seção correspondente no fórum Warhammer Brasil. Via de regra estes tópicos estarão fechados sendo impossível postar qualquer coisa neles. A medida que as frentes de batalha forem abertas pelo narrador os tópicos referentes a cada planeta serão abertos para postagem de resultados das batalhas.

PONTOS DE BATALHA

Os “PONTOS DE BATALHA” são o instrumento efetivo através dos quais todo jogador inscrito na campanha nacional poderá afetar o resultado final do sistema Tamitzaa ajudando sua facção a dominá-lo ou salvá-lo da destruição.

Assim cada partida disputada por um jogador/participante na campanha pode influenciar o destino da campanha gerando “Pontos de Batalha” que serão computados em favor da facção em que o jogador está filiado para fins de controle de frentes de batalha e controle do sistema.

Para gerar “Pontos de Batalha” com seus jogos é necessário que o jogador/participante escolha uma das frentes de batalha abertas (Um tópico no fórum WhB) e faça um “Relatório de Batalha” (Battle Report). Quanto mais empolgante e completo o Battle Report e quanto maior o combate mais “Pontos de Batalha” serão gerados pelo jogador.

Para postar seu BR será necessário seguir ao seguinte template:

BR – Os Últimos dias de Tamitza.
Jogador “ORDEM”:xxxxxxxx
Jogador “CHAOS”:xxxxxxxx
Número de pontos da Partida: xxxxxx
Frente de Batalha: xxxxxxxx
Vencedor: xxxxxxxxx


Os “Pontos de Batalha” são gerados de acordo com a seguinte tabela:

BATTLE REPORT – PONTOS DE BATALHA
a) BR simples - 1 Ponto de Batalha
(Um BR SIMPLES consiste em uma narrativa simples acerca da batalha usando somente as informações fornecidas no template de Battle Report da Campanha fornecido acima).

b) BR NARRATIVO - 2 Pontos de Batalha.
(Um BR NARRATIVO consiste, além das informações do template básico, em um relato completo do desenrolar da batalha com as ações de cada jogador elencadas em forma narrativa)

c) BR NARRATIVO PLUS - 5 Pontos de Batalha.
(Um BR NARRATIVO PLUS consiste, além das informações do template básico, em um relato completo do desenrolar da batalha com as ações de cada jogador elencadas em forma narrativa e ilustrado com fotos e, se possível, gráficos de movimentação etc).



PONTUAÇÃO DA PARTIDA – PONTOS DE BATALHA

a) Jogo de 500-1000 pontos - 1 Ponto de Batalha.

b) Jogo de 1500-2850 pontos - 2 Pontos de Batalha.

c) Jogos de 3000 + pontos (Apocalypse) - 5 Pontos de Batalha.



Podemos citar como exemplos os seguintes cenários:

1) Johnny Caranguejo, jogador inscrito na campanha pela “DESORDEM” decide jogar uma partida contra seu parceiro de jogo habitual André Fuimm que se inscreveu na campanha pela “ORDEM”. Eles combinam uma partida de 1500 pontos que rola no fim de semana. Johnny e André se preocupam em tomar notas e tirar fotos da partida para seu BR posterior. Ao final da partida Johnny tem mais objetivos e vence o jogo. Na segunda feira ele vem ao fórum Warhammer Brasil e vê que o narrador da campanha abriu, nesta rodada, três frentes de batalha. Decidido a capturar o planeta Marmórea ele decide postar seu combate naquela frente de batalha, localizando o tópico “MÁRMOREA” e fazendo o BR da seguinte maneira:

“BR – Os Últimos dias de Tamitza.
Jogador “ORDEM”: André Fuimm
Jogador “CHAOS”: Johnny Carangueijo.
Número de pontos da Partida:1500
Frente de Batalha: Marmórea
Vencedor: Johnny Carangueijo.

“Na madrugada fria de marmórea os Calangos do Imperador esperavam o avanço dos caranguejos galácticos que caem do céu em esporos miméticos ao raiar do dia”
FOTO DOS CARANGUEJOS CAINDO DO CÉU
Blábláblá Caranguejo Assassino Blábláblá Tiros de heavy bolter Blábláblá drop pod Blábláblá destruiu land raider
FOTO DO LAND RAIDER DESTRUIDO
Blábláblá Blábláblá Blábláblá Blábláblá Blábláblá André Fuimmm chorou e arregou.

Fim da partida vitória dos caranguejos que fazem sua dança galáctica.
Fim”.


Como podemos perceber Johnny Caranguejo fez um BR NARRATIVO PLUS gerando 5 “Pontos de Batalha” com seu BR e mais 2 pontos em virtude da pontuação da partida totalizando 7 pontos de batalha que serão computados em favor do CHAOS na frente de batalha do planeta Mármorea (onde Johnny postou seu BR) e ao fim da rodada contribuirão para o pool de pontos do CHAOS e por conseguinte para que essa facção domine ou não o planeta Marmórea.



2) Por outro lado o jogador Pedroca combina com Uilson jogarem uma partida pela campanha durante a semana. Ambos visitam o fórum Warhammer Brasil e percebem que muitos conflitos estão acontecendo em Mármorea decidindo de antemão que o conflito de ambos será realizado ali. Decididos a realmente afetar o balanço de poder no planeta (eles contaram os pontos de batalha e viram que a coisa anda bem empatada por ali) eles decidem disputar uma partida de apocalypse. Pedroca inscrito pela “ORDEM” com seus Space Marines contra os Dark Eldar de Uilson pela “DESORDEM”. Eles jogam a partida porém, pela falta de tempo fazem um BR da seguinte maneira:

“BR – Os Últimos dias de Tamitza.
Jogador “ORDEM”: Pedroca “O bom”
Jogador “CHAOS”: Uilson “O mau”
Número de pontos da Partida:10.000
Frente de Batalha: Marmórea
Vencedor: Pedroca “O bom”.


Como podemos perceber Pedroca e Uilson fizeram um BR SIMPLES gerando 1 “Ponto de Batalha” com seu BR e mais 5 pontos em virtude da pontuação da partida totalizando 6 pontos de batalha que serão computados em favor do “ORDEM” na frente de batalha do planeta Mármorea (onde Pedroca e Uilson combinaram que seria a batalha e frente onde postaram seu BR) e ao fim da rodada contribuirão para o pool de pontos da “ e por conseguinte para que essa facção domine ou não o planeta Marmórea ao final da rodada.


“Mas pessoal! Eu moro aqui no cafundó e conto como único adversário o Tiborty. Nós dois temos armies de Space Marines. Como participar?” Como apontamos anteriormente cada um de vocês vai ter que escolher um dos lados conflitantes já que não serão computados para qualquer fim batalhas de “ORDEM Vs. ORDEM” ou “DESORDEM Vs. DESORDEM”. É questão de conversar antes de inscrever-se na campanha.

“Mas é só isso? Só conquistamos “Pontos de Batalha” jogando? E a estratégia não participa da campanha” Não, não é só isso não!
A medida que a campanha progride e tivermos novas rodadas a coordenação entre os jogadores e o aspecto estratégico/organizacional se fará ainda mais presente. Com o desenrolar da campanha novas frentes de batalha serão abertas e novos acontecimentos demandarão a atenção dos participantes.

Para chamar a atenção dos jogadores/participantes para acontecimentos importantes em alguns planetas algumas frentes de batalha receberão bonificação extra em “Pontos de Batalha” representando assim o acréscimo ou decréscimo da importância daquela zona de combate para o desenrolar da campanha.

Outra forma de ganhar “Pontos de Batalha” extras são os Eventos de Sistema.

EVENTOS DE SISTEMA.

Os EVENTOS DE SISTEMA compreendem a dominação de um planeta a cada rodada e a dominação do sistema a cada duas rodadas.
Como salientamos anteriormente o objetivo das forças da “ORDEM” e do “CHAOS” não se cinge somente à motivação de cada jogador e seu exército. Existem riquezas para serem pilhadas e pessoas a serem salvas!

Ao final de cada rodada uma das facções terá controle sobre cada uma das frentes de batalha abertas naquela rodada. Para controlar uma frente de batalha basta que a facção tenha sido aquela com o maior número de “Pontos de Batalha” naquele planeta/frente de batalha. Isso representa a dominação do planeta pelas forças que obtiveram o maior número de vitórias.

Do mesmo modo a facção que tiver o maior número de “Pontos de Batalha” no geral (computados ai todos os pontos de batalha gerados pela facção independente da frente de batalha) ao final da rodada possui o domínio temporário do sistema.

O Controle TEMPORÁRIO do sistema não confere bônus aos participantes.

O Controle planetário permite aos jogadores da facção controladora duas opções. Independentemente da facção o jogador de uma facção controladora, QUE TENHA PARTICIPADO DA CONQUISTA DO PLANETA AO POSTAR UM BR NAQUELA ZONA DE COMBATE, pode eleger UMA OPÇÃO (essa opção deve ser declarada ao final de cada rodada):

a) REFORÇOS: O jogador da ORDEM ou DO CHAOS que eleja receber REFORÇOS recebe 100 pontos de bonificação para construção do seu army em suas próximas partidas (até que perca a primeira partida após a bonificação ou até o final da rodada subseqüente): Essa bonificação representa o acréscimo de equipamento e pessoal oriundo das vitórias no planeta.

b) SAQUE/RESGATE:

Um jogador da ORDEM que eleja RESGATAR a população do planeta dominado gera uma bonificação automática de 3 pontos de batalha em cada partida subseqüente para sua facção até que perca uma partida ou até o final da rodada subseqüente:. Além da bonificação em pontos de batalha o jogador sofre uma penalidade de 100 pontos na construção de seus exércitos representando partes de suas tropas deixadas para trás para o resgate da população.

Um jogador do CHAOS que eleja SAQUEAR o planeta dominado gera uma bonificação automática de 3 pontos de batalha em cada partida subseqüente para sua facção até que perca uma partida ou até o final da rodada subseqüente: Além da bonificação em pontos de batalha o jogador sofre uma penalidade de 100 pontos na construção de seus exércitos representando partes de suas tropas deixadas para trás para pilhar os espólios de batalha.


O controle TEMPORÁRIO do sistema permanece nas mãos da facção com maior número geral de pontos de batalha até o final da rodada subseqüente. Se ao final da rodada seguinte àquela em que uma facção conseguiu controle temporário o sistema permanece sob seu domínio, ou seja se um sistema permanece nas mãos de uma única facção por duas rodadas consecutivas, essa facção consegue CONTROLE TOTAL do sistema e o GM anunciará no inicío da rodada subseqüente um acontecimento que beneficiará as forças da facção controladora naquela rodada.

Esse acontecimento pode ser a descoberta de um artefato, uma bonificação em pontos para construção do exército, uma bonificação em “Pontos de Batalha” ou mesmo um acontecimento catastrófico que pode desencadear um final para a campanha.

Além disso qualquer jogador da facção que tenha CONTROLE TOTAL DO SISTEMA gera 3 “Pontos de Batalha” extras em todo combate em que for vencedor enquanto durar o CONTROLE TOTAL.



CONSIDERAÇÕES FINAIS.


Como vocês podem perceber o sistema proposto para nossa campanha está pautado na simplicidade. A idéia por trás da promoção deste evento é tão somente incentivar os participantes do Warhammer Brasil a jogar e promover a integração de seus membros não importando onde eles estejam. Para isso criamos um fio narrativo para que os jogadores possam dar um pano de fundo aos seus jogos mas, mais do que isso, convidamos a todos os participantes a participar da criação dessa estória através dos backgrounds dos armies e com as narrativas de batalha.

Não existe “jogo menor” para fins da campanha. Qualquer jogador pode influenciar os rumos da campanha e ter um grande impacto em seu desfecho parra isso basta que ele jogue Warhammer 40.000. É nos seus jogos que repousa o destino de Tamitzaa.

Importante frisar que integramos à nossa campanha um elemento dos jogos de RPG: O Game Master. Esse papel importante será desempenhado pelo Lustosa que arbitrará eventos e, junto com um time de usuários do fórum, impelirá a narrativa apontando em cada rodada os acontecimentos decorrentes dos esforços dos jogadores.

Muito embora tenhamos criado um set de regras simples, imprevistos acontecem, e havendo um deles prevalecerá sempre a palavra do narrador no arbitramento de quaisquer questões atinentes a campanha.

Sendo assim fica desde já registrado nosso intuito no sentido de que esta primeira campanha nacional seja um retumbante sucesso e que tenhamos muitas campanhas nacionais no futuro, sejam elas de 40K, fantasy ou de LoTR!

Que venham os jogos e que comece a diversão.
User avatar
Gereth
The Painting Frog
 
Posts: 2151
Joined: 25 Jul 2009, 22:33
Location: Cuiabá - Mato Grosso

Return to Campanha nacional Warhammer 40.000.

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron