Citadel Finecast

Seção destinada à resenhas de produtos ligados ao hobby.

Citadel Finecast

Postby Normal » 13 Jul 2011, 03:11

Aê!

Depois de quase 2 meses de espera pra ser enviado, e depois mais 20 dias de envio (e R$200,00 de imposto por uma caixa de 80 libras :o ) recebi hoje a minha caixa de Space Marine Sternguard Veteran Squad.

Antes mesmo de decidir comprar alguma miniatura finecast, li e reli vááááários posts e muitos fóruns por aí, mas resolvi arriscar. Esses veteranos eu já queria comprar mesmo, em metal, mas como só sobrou a opção finecast, resolvi arriscar. Vieram numa caixa pequena, bem embaladinho, e os sprues veem dentro de uma pequena caixa de plástico, igual às caixas de minis de metal da GW que não vinham em blisters, mas em caixa.

Segue o conteúdo da caixa:
Image

Bom, agora minhas impressões da linha finecast...

Como foi muito divulgado pela internet, algumas miniaturas apresentam falhas. Uma pequena bolha ali, um traço ou parte faltando resina aqui, nada que um pouco de green stuff ou daquela massa plástica da tamiya não resolva. As rebarbas existem, assim como em qualquer miniatura que seja feita em 2 moldes unidos pelo meio, impossível escapar disso. Estão na média do que eu já vi. Já as rebarbas... essas veem aos montes... dezenas, literalmente. São muitas, MUITAS mesmo. Chega a ser exagerado. Dos 5 marines, 4 estão praticamente tudo ok,mas um deles está bem judiado e sofrerá algumas cirurgias até ficar pronto pra pintura (greensuttf na veia pra consertar falhas).

Resolvi sentar e limpar um marine pra ver como é o tempo, se é fácil, etc. Bom, eu naturalmente demoro e muito pra limpar linhas de molde, então não sou um bom parâmetro. Esse eu levei o mesmo tempo que eu levo quando sou minuncioso e fico procurando cada canto da miniatura pra tirar as linhas (em torno de 40 minutos por miniatura de tamanho de Marine). Ah sim, eu fui minuncioso sim hehe. Ao ir tirando as linhas, fui encontrando pequenas falhas, locais onde a resina é tão fina que se raspasse demais eu podia arrancar ou fazer um buraco na parte, ou ainda locais sem resina de fato, as tão divulgadas "bolhas", que nem sempre são bolhas, encontrei veios, pequenos espaços se resina, e as ditas bolhas também. Foram poucos e algumas em locais bem profundos (sovaco, canto de cinto, entre as pernas...). Algumas dessas falhas nem vou me dar ao trabalho de cobrir, pq no final não vão aparecer porque haverá um bolter na frente hehehe.

Apesar da quantidade enorme de rebarbas, elas são muito fáceis de remover, mesmo as mais grossas nos pés. As linhas de molde são ainda mais fáceis, saem com até menos força e menos raspadas de estilete do que o plástico. A resina é mesmo um tanto maleável, e exige uma boa força antes de arrebentar (torci um sprue hehe). É muito leve! Tão leve que me arrisco a dizer que é mais leve do que o plástico, mas se for mesmo, é por pouco. Tenho alguma coisa de resina da GW que não é finecast (basink kits, ork barricades) e posso afirmar que NÃO é a o mesmo tipo de resina. A da finecast é mais clara, mais plástica, não tem aquele pó que vem grudado normalmente e precisa se lavado, e não solta pó quando eu raspei as linhas de molde. O único pozinho que escapava é praticamente a mesma coisa que se vê quando você raspa uma linha de molde numa miniatura de plástico: fica um resíduo mas ele não levanta se não tirar de lá, seja soprando ou limpando normalmente. Pela textura, dá pra perceber que a tinta vai pegar muito fácil, dá pra perceber que é levemente áspero, portanto deve ser poroso o suficiente pra chupar tinta tranquilamente.

Sobre os detalhes, de fato, aqui a GW não exagerou na propaganda. É realmente impressionante a riqueza dos detalhes, dá pra ver cada cabo, cada dobra, correntes e gemas até o menor detalhe imaginável nessa escala. Nem dá pra comparar com o plástico ou metal, os detalhes que a resina pegou esses materiais nunca vi pegar nesse nível. Não tenho nada da Forge World pra comparar, mas creio que seja no mínimo no mesmo nível.

Segue um close no sargento (vejam quanta rebarba hahaha):
Image

Prós: disparado os detalhes. A resina é fácil de trabalhar, apesar de ser assustador a uma primeira vista nas rebarbas. Com certeza vai ser fácil de pintar e vai dar muito gosto pegar os detalhes.

Contra: PREÇO! As minis são lindas, bem detalhadas, mas as falhas e o trabalho que vai dar preparar uma (greenstuff, e alguns podem achar um porre tirar rebarbas) não são compatíveis com o valor cobrado. E no caso de pagar imposto como aconteceu comigo, fica pior ainda (no total paguei R$85,00 por 5 marines de resina... pagar imposto injusto é uma merda mesmo). O outro grande contra são as falhas. Eu tive sorte e não veio nenhuma bolha ou defeito bem no meio da testa ou na mão, só areas planas ou cantos relativemente fáceis de se reesculpir, mas vi fotos de que isso acontece por aí, infelizmente. E por último, com certeza dará muito trabalho arrumar as falhas.

No geral, pode ser que provavelmente eu compre mais alguma miniatura finecast, mas vou me limitar às que eu achar realmente muito legais e que não conseguiria duplicar com alguma conversão. Percebe-se que essa linha é muito mais compensadora e satisfatória pra quem se foca mais no hobby do que no jogo, como eu. Quem curte só jogatina e mal tira as linhas de molde, corre o risco de aparecer com uma miniatura super detalhada e bem pintada, com pequenas rebarbas gritando pra quem olha "olhem pra mim, estou aqui!" :lol: No futuro, se resolverem o problema das falhas, aí com certeza teremos um substituto definitivo pelo metal. Até lá, METAL! HEAVY METAL! :twisted:
"Não assalte o Warboss"

Image
Normal
Veteran Sergeant

Re: Citadel Finecast

Postby HaroudoXavier » 13 Jul 2011, 11:20

Valeu pelo review, Normal! :)
Que bom que nem foi tão ruim, né? Pelo menos nenhuma peça quebrada.

/rant on/ Imposto no Brasil é um problema. Antes de Collor era pior (nem tanto em questão de valor, porque nesse caso, realmente não sei o percentual, mas o fato de que por questões de reserva de mercado, certas coisas não podiam ser importadas) e nossa política econômica que não muda desde FHC, com altas taxas de juros, não ajuda, né? O pior nem é pagar um imposto abusivo, uns quintos dos infernos desses, mas saber que não vai ser bem aplicado. /rant off/
Image

Image
HaroudoXavier
Astartes

Postby caco » 13 Jul 2011, 14:20

Ae pessoal

Imposto é um problema é uma frase feita da internet principalmente, desculpa haroudo mas a nao ser que vc seja um jurista tributario e eu esteja entao enganado creio que ficar batendo na tecla de que o imposto é ruim é proliferar um grande Hoax da net.

sim existem problemas, mas o maior problema que no atinge chama- se reserva de mercado e nao o imposto, se nos tivessemos aqui abertura pra industrias de fora praticarem aqui o nosso Hobbies, sem duvidas os preços seriam mais razoaveis e nao haveria necessidade de importacao.

Existem muitas politicas erradas no brasil, e isso ninguem tem duvida, é uma pais muito grande pra ser administrado sem diferenças, mas os impostos sao a força motriz que faz as pequenas coisas boas acontecerem nele.

so pra manter no topico e nao ficar totalmente off topic. Eu acho que nome deveria ser finecrap, o marco vasco recebeu um eldar swooping angel e a mini ta bem detonada nas bordas por bolhas ou pequenas quebraduras.

concordo que esta resina nova parece ser mais resistente e mais leve mas ate estas falhas de injeçao acontecerem acho que ouviremos muitas reclamacoes pincipalmente com pecças de estrutura mais leve como eldars , undeads e etc!
caco

Postby SpaceCrusader » 13 Jul 2011, 20:54

Muito legal seu review, valeu!

Você não tentou usar super bonder para tentar preencher os buracos pequenos das bolhas? Li que existe essa técnica ou algo parecido no site da GW. Parece bem fácil (em tese),
"Choose, for courtesy's sake, summary execution or a firing squad of your own men" (Col. Commissar Gaunt)

Image
SpaceCrusader
Veteran Sergeant

Postby Normal » 13 Jul 2011, 23:05

SpaceCrusader wrote:Muito legal seu review, valeu!

Você não tentou usar super bonder para tentar preencher os buracos pequenos das bolhas? Li que existe essa técnica ou algo parecido no site da GW. Parece bem fácil (em tese),

Não tentei, mas acredito que deve funcionar, pq eu faço isso com plástico às vezes, pra tapar os vãos que ficam quando se encaixam duas metades de algumas miniaturas. Mas já sei que não deve funcionar pra tudo, pq nem toda falha é uma bolha.. algumas são como "rachaduras, fendas", finas ou grossas, rasas ou fundas, e às vezes na borda ao invés do meio da miniatura...
"Não assalte o Warboss"

Image
Normal
Veteran Sergeant

Return to Reviews