Review Civilization The Board Game

Seção destinada à resenhas de produtos ligados ao hobby.

Review Civilization The Board Game

Postby chervano » 06 Mar 2011, 09:31

Então pessoal, ontem 05/03 aconteceu no Clube polar uma partida desse maravilhoso jogo que eu adquiri.
Tivemos a presença de mais 3 nobre colegas do Clube...Fiquei devendo a Review assim que pudesse ter uma uma partida completa

Sinopse do inicio: dos 4 que estavam jogando 3 eram viciados no jogo de PC e 1 era super fã dos jogos da Fantasy Flyght. Todos ficaram surpresos com o jogo.

Primeiramente, devemos salientar a super qualidade do material. A Arte muito bem feita, material caprichado creio que seja típico da Fantasy Flight Games.

O jogo comporta até 4 Pessoas, sendo que pode-se escolher entre somente 6 Civilizações (Americanos, Egipcios, Chineses, Russos, Alemães e Romanos). A pouca variedade de civilizações foi uma pequena decepção, pois os demais ícones das civilizações antigas como Gregos, Indianos, Árabes, Japoneses não estão presentes. Creio que essa deficiência seja sanada em breve por uma expansão. Atitude típica da FFG.

Todas as civilizações presentes tem uma peculiaridade que deixam todas equilibradas. Deve-se escolher a que melhor encaixa em seu tipo de jogo.

O jogo pode-se ser ganho de 4 formas diferentes: Militar (Conquistando A Capital de algum adversário), Econômico (Adquirindo 15 Moedas de Ouro), Cultura (Chegando ao fim da Trilha Cultural) ou Tecnológico (Pesquisando Space Flight). Podemos constatar que a mais fácil é a militar, pois essa é também a mais fácil na versão para PC.

A dinâmica de produção e administrado das cidades é muito semelhante ao jogo de PC, pois pode-se evoluir o arredor da cidade construindo melhoramentos, construir unidades para o exercito e expansão ou devotar a sua cidade para adquirir mais recursos ou as Artes, essa ultima para tentar uma vitória Cultural.

Existe o sistema de governo também, que pode ser escolhido assim que se desenvolve a pesquisa desse tipo de governo. Cada um com suas vantagens e desvantagens.

Cada jogador pode montar sua arvores tecnológica da maneira que quiser, sendo assim cada um terá suas peculiridades e tecnologias diferentes desenvolvidas.

O mapa é totalmente aletório, menos a área inicial de cada civilização, por isso cada partida que tiver com certeza terá um mapa diferente.

Uma coisa muita interessante foi que as ações aleatórias e de pura sorte, foram quase que eliminadas, com isso o jogo depende muito da estratégia de cada jogador. Não existe nenhuma rolagem de dado presente.

O sistema de combate é muito bem equilibrado, pois não depende só da quantidade de unidade fortes que o adversário tem. Também depende de bônus de combate de cada um e da quantidade de unidades que os combatentes podem ter em cada mão. Essa ultima é limitada por algum fatores.

A principio o jogo é um pouco complicado de se entender pois existem diversas etapas diferentes, mas tudo isso é explicado em cartões muito bem escritos para qualquer iniciante. o Jogo se desenvolve legal após o 3 Turno, para pessoas iniciantes.

Todos que jogaram ficaram surpresos com o jogo, tendo comentários que gostariam muito de adquirir para poder jogar concerteza.

Mesmo a maioria sendo fã do jogo de PC, ficou meio suspeito esse review. Mas da minha opinião é um Board Game que vale a pena. Diversão garantida.
Ohh Holy Emperor!!! Protect´s my lovely money from the Chaos hand...
Image
User avatar
chervano
Veteran Astartes
 
Posts: 286
Joined: 26 Jul 2009, 23:46
Location: CWB-BRAZIL

Re: Review Civilization The Board Game

Postby caco » 06 Mar 2011, 14:00

bom dia

excelente jogo mesmo, não me decepcionou em nada, aos companheiros que tem cadastro na board game geek favor passar os user names pra eu adiciona-los aos repost do jogo!

abrax e aguardo a próxima partida para detonar com os russos uma vez mais! ;)

Caterina Rules camaraderie! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
caco
 


Return to Reviews

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest

cron