Reaper Bones Arrived

Seção destinada à resenhas de produtos ligados ao hobby.

Reaper Bones Arrived

Postby Schaten » 09 Aug 2013, 18:01

Ok pessoal, chegaram minhas minis do kickstarter da reaper, e no momento estou cercado das miniaturas mais 4B em toda a existencia (bonitas, baratas, boas e brancas). Isso não é bem um review, porque não tive como tirar fotos, mas mesmo assim, já posso passar algumas impressões sobre o produto.

Primeiramente, vamos falar da embalagem: 3 das peças que pedi vieram no que parece ser a caixa comercial oficial da reaper, (caixa preta com detalhes em verde, o logo da empresa e fotos das minis montadas e pintadas) são elas o Cthulu, o Khaladrax e o Steamdragon. As outras 2 centenas de miniaturas vieram em uma caixa grandona, especifica do kickstarter, cada uma delas veio dentro de um pacote plastico individual, e as minis ainda foram divididas em sacos maiores com aproximadamente 40 minis cada.

Pelo que pude ver pelas 3 caixas, a reaper leva muito a serio essa historia de proteger seus produtos, o papelão é grosso, com "3 camadas", sendo a interna aquela ondulada que faz o conjunto ficar deformavel, mas resistente. Na verdade essa proteção toda é até desnecessaria, porque o material das minis é maleavel e tem "boa memoria" (dificil de quebrar, e dificil de entortar, mas eu vou falar do material daqui a pouco).

Mas vamos ser sinceros, não queremos saber das caixas, queremos saber do tal material branco e barato que produziu o milagre da multiplicação das minis durante o KS. "Bones" é um material borrachudo, resistente, maleavel, e com alta "memoria" (isso é, ele tende a voltar pro lugar se você ficar dobrando). A memoria poderia ser um problema devido ao alto numero de "apendices" que se entortam nas minis (lanças, espadas, cajados, caudas, asas, etc), mas existe um pequeno truque que resolve o problema: ferva um pouco de água, coloque a parte da mini a ser "consertada" na água por uns segundos (de 3 a 7), e quando você tirar, o material vai estar maleavel, não o suficiente para "remodelar", mas o suficiente para por o apendice no lugar (algumas lanças são "incuraveis"). Também funciona se você estiver convertendo algo, e quiser mudar a posição de um braço ou algo do tipo (ainda não tive coragem para tentar coisas realmente radicais, mas parece muito promissor).

E por falar em conversões, aqui vem minha parte favorita dessas minis: elas são faceis de cortar usando um estilete (lamina nova) e ainda melhor, a "bones" não tende a formar bolhas, o que oferece uma resistencia constante durante todo o corte (quem corta plastico sabe o que acontece quando você se distrai e "acha" uma bolha de ar na mini). Parece pouca coisa? Pois fez toda a diferença quando decidi tirar as mini bases que vem nos pés do steamdragon, e mudar a pose dele para "em pleno ar".

Mas o material não é perfeito, e tem um serio defeito: é dificil tirar as moldlines usando a velha tecnica da "raspagem". Se você tenta raspar a mini onde ficam as mold lines, elas apenas se deformam e se achatam, para quem já tentou converter um brinquedo chines de borracha dura, a sensação é mais ou menos a mesma.

Esses foram os pontos que achei importantes de salientar, e aconselho a qualquer um que não tenha posto as mãos nesse quickstarter que comprem algumas minis da bones, o preço é bom pra caramba, e as minis são otimas para usar em RPG. Sobre detalhes: as minis são bem detalhadas, e o material por mais maleavel e borrachudo que seja, retem as texturas mais complexas com facilidade (que o diga certos elementais do fogo, fantasmas e um gorila mutante com cara de poucos amigos).
Schaten
Scout

Return to Reviews