A Defesa de Tir Ethraid [LOTR SBG]

Espaço para relatórios de suas batalhas.

A Defesa de Tir Ethraid [LOTR SBG]

Postby IronLich » 20 Jan 2015, 20:26

Fizemos um jogo à oito mãos - para ensinar qual é a do sistema do LOTR SBG para alguns membros do Clube Tropas Polares que enveredam sobre o Warhammer 40K. Lutamos eu (Harad) e Cristofer [Rhûn] contra Minimat [Gondor] e Leon [Rohan, com meio exército em próxy XD ]

Image

P.S.: A Missão rolada foi To Kill a King, do Legions of Middle Earth.

Harondor. Uma província devastada e abandonada, uma espécie de fronteira entre as terras da Gondor oriental e as passagems do Anduin. Harondor, também chamada de Gondor do Sul, justamente por sua posição sempre fora considerada tão bela quanto Ithilien, mas tão perigosa quanto Dagorlad - suas planíncies e bosques sempre pisoteados pelos cascos de cavaleiros vindos de Khand ou de Harad para saquear a rica Pelargir ao norte.

No entanto, uma fronteira natural sempre aglutinava as forças invasoras - o Rio Poros. Sobre o Poros, a antiga, pequena cidade de Tir Ethraid guardava os vaus do rio. Por mais movimentada que as rotas comerciais entre Gondor e Harad e mesmo as distantes Khand e Rhûn fossem movimentadas, a estrada terrestre - talvez mesmo mais perigosa que as rotas marítimas para o sul da Baía de Belfalas - repleta de Corsários a serviço de Umbar - não fora agraciada com uma ponte de pedra. Sempre atacada, e poucas vezes devidamente guarnecida, Tir Ethraid fora tempos atrás mais do que uma mera torre de vigia sobre o Poros, mas um entreposto comercial fortificado.

Tudo isso ficara no passado distante, e agora mais uma vez forças vindas do Sul e do Leste avançavam sobre a pequena cidade arruinada - tal a coluna de poeira levantada por tais forças, que Gondor enviou de Pelargir não apenas Faramir, filho de Denethor - mas também uma força vinda de Rohan, que, disponível ao chamado de Gondor, marchou ao sul liderada por Éomer, filho de Éomund.

A invasão conjunta via não em orcs ou em monstros os inimigos de Gondor ou Rohan, mas algo mais insidioso e atemorizante - homens, submissos a Sauron e a seu serviço. De Rhûn, o nazgul Khamûl o Oriental liderava uma falange disciplinada. De Harad, cavalgavam as tribos da Serpente. Suladân, a Serpente Negra, liderava uma grande hoste haradrim - observado pelos Hashârin, e acompanhado por selvagems da Harad Distante além do Nafârat, o Grande Deserto. Os Mahûd, guerreiros terríveis e poderosos, marchavam liderados por um de seus reis - Tende, cujas tatuagens faciais atestavam seu orgulho guerreiro.

Em Tir Ethraid, essa hoste conjunta deveria ser derrotada. Se cruzarem o Poros, poucas guarnições poderiam sequer resistir ao avanço - e Pelargir, o Porto Real de Gondor - seria saqueada por terra: sua maior defesa uma frota que nada poderia fazer contra os Cavaleiros da Serpente.

Image
Tir Ethraid - ruínas fruto de um passado glorioso à Harondor.

Image
Os Orientais, em suas armaduras douradas, marcham sem medo contra Gondorianos e Rohirrim - mesmo que em menor número, os Kataphracts marcham diretamente contra a mais numerosa cavalaria de Minas Tirith.

Image
Gondor e Rohan, aliados contra a Escuridão e contra seus escravos - humanos ou orcs.

Image
Image
Suladân, o Senhor Sepente, prepara-se com seus mais hábeis cavaleiros para enfrentar Erkenbrand e seus Rohirrim.

Image
Os Haradrim - guerreiros covardes, cujas armas envenenadas são quase tão terríveis quanto os poderosos e assutadores Mahûd.

Image
Image
Image
As linhas marcham através da cidade arruinada...

Image
Image
Os Rangers de Gondor disparam diversas vezes contra os Haradrim, em um avanço constante para segurar a linha dos Sulistas - mas com pouco efeito, perdendo mais homens do que tomando do inimigo.

Image
Image
Os Orientais tomam uma fortificação para ancorar seu flanco, enquanto sua cavalaria vai de encontro aos gondorianos. A falange poderosa é mais lenta. Um flanco exposto é atacado por Éomer, mas o movimento rápido da falange oriental reforça os arqueiros atacados.

Image
Por mais bravos que os kataphratos orientais sejam, são sobrepujados pela carga dos Cavaleiros de Minas Tirith; que no entanto, são ordenados para recuar - Faramir percebe que não seria fácil atacar as paredes de escudos e os longos piques dos Orientais.

[A essa altura, Cristofer teve de ir, e comandei os Homens do Leste também]

Image
Porém, mais alarmante ocorreu entre os Rohirrim. Enquanto Gamling e Éomer cortavam todos os Easterlings em seu caminho, Khamûl usou de todas as suas feitiçarias contra os cavaleiros de Rohan - que logo foram circundados pelos Orientais. Muitos foram mortos - e Éomer decide liderar seus homens para além da batalha e para segurança. Gamling fora abatido por flechas, enquanto Éomer e os demais Eorlingas fugiram do campo. Isso, e a retirada de Faramir para auxiliar o outro flanco, faz com que as falanges orientais tomem as ruínas e dêem perseguição - a pé, tão rapidamente quanto possível para pressionagem a linha inimiga.

Image
Tende lidera os Mahud e haradrim - e preparam-se para enfrentar os gondorianos - veteranos de Osgiliath liderados por Cirion; Seu duelo é terrível, mas Tende provaria o mais forte - e com um golpe de clava, esmagaria o crânio do capitão de Gondor.

Image
Image
Suladân enfrenta aos bravos cavaleiros de Erkenbrand, mas o líder haradrim engaja seus inimigos com força, suas lanças causando baixas terríveis entre os rohirrim. O soar da trombeta de Helm faz com que os cavaleiros de Rohan fiquem no combate até o amargo fim.

Image
Image
Faramir lidera seus cavaleiros, observando que os Veteranos de Osgiliath estão fraquejando sobre a investida dos Mahuds, embora estejam manejando os haradrim habilmente. No entanto, uma nova trombeta soa. Logo os easterlings vão suportar a pressão dos sulistas. Madril tenta liderar um ataque no flanco haradrim, vindo de um palacete arruinado, uma vez que os orientais não os perseguem para dentro do edifícil, desejando manter suas formações em linha e coerência. Mas Faramir é surpreendido pelas saraivadas de flechas envenenadas vindo de uma terçeira construção, essa infestada pelos guerreiros de Kârna.

Image
Image
Erkenbrand se vê solitário perante Suladân e todos os seus cavaleiros - mas uma presa mais atraente chama a atenção do Lorde Serpente - que ordena que alguns cavaleiros terminem o serviço. Bravo Erkenbrando do Escudo Vermelho.

Image
A linha gondoriana ainda aguenta, mas o Nazgul terrível surge, cortando um caminho de sangue entre a formação de Madril. O próprio tenente de Faramir tem seu crânio esmagado pelo Rei dos Mahud.

Image
Em uma última carga, por glória e sangue, Suladân investe contra Faramir com todos os seus seguidores e guerreiros. A reação gondoriana vê ao Lorde Serpente o combate singular contra o Herdeiro de Denethor. Golpes duros são trocados, mas o Olho de Sauron está sobre Tir Ethraid. Faramir cai contra a cimitarra de Suladân.

***

Foi uma longa batalha, com direiro à metade dos Rohirrim sendo proxiados por Warg Riders. O Gothmog que aparece nas fotos é Erkenbrand, que por muito pouco não segurou um grande número de Cavaleiros Serpente - e sua carga alucinante. Os Rangers de Gondor causaram menos baixas nos Haradrim do que esperado, e os Mahud - usados nas regras originais - são quase Uruk-hai Berzerkers de Isengard! Tende se mostrou um herói poderoso - assim como o Hashârin, que despachou diversos cavaleiros.

O Haradrim Taskmaster se revelou uma peça fundamental para uma força com vários heróis. Valeu toda a pena. Tenho que converter um mais adequadamente. :)

Gostei bastante do esquema de cor dos Haradrim - roxo, vermelho, preto. Pretendo fazer warbands de várias cores, para quebrar o esquema dourado e vermelho dos Easterlings mais um pouco.
Last edited by IronLich on 21 Jan 2015, 01:57, edited 1 time in total.
Image
Image
User avatar
IronLich
Captain
 
Posts: 2134
Joined: 29 Jul 2009, 18:53
Location: Campo Largo - PR

Re: A Defesa de Tir Ethraid [LOTR SBG]

Postby Menello » 20 Jan 2015, 22:13

Que batalha... quebra pau pra todo lado.
User avatar
Menello
Astartes
 
Posts: 236
Joined: 13 Oct 2009, 22:01
Location: Porto Alegre/RS

Re: A Defesa de Tir Ethraid [LOTR SBG]

Postby IronLich » 20 Jan 2015, 22:21

Essa também foi bem legal. Durou umas quatro ou cinco horas, demoramos demais pra começar a jogar de fato, mas foi show de bola.

Gostei demais dos Haradrim - primeira batalha com eles.
Image
Image
User avatar
IronLich
Captain
 
Posts: 2134
Joined: 29 Jul 2009, 18:53
Location: Campo Largo - PR


Return to Battle reports

Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron